HUMANIZAR É AMAR

HUMANIZAR É AMAR

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dia Nacional do Doador de Medula Óssea

Nesta quinta-feira (06), em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Medula Óssea, o Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Barbosa Cunha (Hemonorte), por meio do projeto "Ligando Corações", realizará uma mobilização junto à população. O objetivo é esclarecer sobre todo o processo de captação e doação de medula óssea, incentivando a reflexão sobre sua importância.

Em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC), Casa Durval Paiva e Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea (Hatmo), o Hemonorte desenvolverá ações educativas e de cadastramento de voluntários para doação de sangue em sua sede, na Av. Alexandrino de Alencar, 1.800, Tirol, no Posto de Coleta da Zona Norte, localizado no Complexo Cultural de Natal, na Av. João Medeiros Filho, na sua unidade móvel, situada no Centro, em frente à Catedral Metropolitana de Natal, e, também, no Natal Shopping, das 10h às 22h.

Na programação, das 9h às 16h30, na sede do Hemonorte, uma equipe de assistentes sociais, enfermeiros e auxiliares de enfermagem da instituição realizará mini-palestras sobre a doação de medula óssea, e, com o apoio da Hatmo, fará o cadastramento de voluntários, com coleta de amostras para realização do exame de histocompatibilidade sanguínea (HLA).

Outra atividade comemorativa será uma caminhada promovida pela Hatmo, que iniciará às 7h30, na Rua Tomaz Pereira, 202, Lagoa Nova, seguindo até o Hemonorte. Além disso, o GACC realizará um "pittstop" em vários pontos da cidade, com ações de divulgação e mobilização.

Doação de medula óssea

De 2002 até 2010, o Hemonorte cadastrou 15.253 norte-rio-grandenses junto ao Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME). O transplante de medula óssea é a única possibilidade de cura para portadores de aplasia medular, leucemias e alguns tipos de câncer. O aumento de doadores facilita o encontro de um tipo de medula compatível, cuja chance, no Brasil, é de 1 em 100.000.

Para se cadastrar e se tornar um doador, é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde e dirigir-se ao Hemonorte munido de documento de identidade e CPF, para que seja feita a coleta de sangue. Em seguida, a tipagem de HLA do doador e seus dados pessoais são encaminhados para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer, que realizará diariamente o cruzamento das informações dos doadores e pacientes em busca da compatibilidade. Caso apareça um paciente com medula compatível, o voluntário será chamado para realizar testes sanguíneos para a confirmação da compatibilidade, e, se positiva, para decidir se realizará a doação.
 
 
Abraços a todos.
Humanizar é Amar.
 
Carla Danielly

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário